Go green - 3 mudanças amigas do ambiente


Num mundo cheio de coisas processadas e artificiais sabe bem voltar ao que é natural e faz bem. Como sabem cada vez mais dou valor a produtos que são amigos do nosso corpo e que estão livres de tóxicos, mas para além disso este ano pretendo também dar mais valor a produtos que são amigos do ambiente e que evitam o desperdício.
Não sei o que o futuro nos reserva, nem tenho certezas sobre se os dias estão ou não contados no nosso planeta, mas é mais do que evidente que não andamos a cuidar bem dele por isso qualquer pequeno gesto será bem-vindo!
Algumas destas trocas já as implementei, outras ainda estão por implementar e espero que venham ainda mais sugestões, mas há que começar por algum lado.

1 - Pensos higiénicos // Quer sejam pensos higiénicos ou tampões a fazer parte da nossa rotina a verdade é que são dias e dias a gerar lixo e mais lixo... No ano passado comecei a ler alguns artigos sobre o uso de pensos higiénicos de pano - e portanto reutilizáveis - e apesar do seu uso poder estar imediatamente associado à falta de higiene ou ao desconforto, a verdade é que isso são apenas mitos. Assim sendo acabei por encomendar alguns n'Os panos da Vera e comecei a usá-los intercaladamente com os convencionais, isto é, comecei a usá-los durante a noite e nos dias em que o corrimento já é menor. A verdade é que depois basta colocá-los num saco de rede e lavar na máquina a frio (se quiserem podem pôr previamente de molho em água fria para facilitar a lavagem e para evitar que o sangue "agarre" ao tecido) e estão prontos a ser utilizados novamente. A verdade é que são igualmente práticos, evitam desperdícios e não causam alergias como muitas vezes acontece com os convencionais. Entretanto estou a pensar seriamente em aderir ao copo menstrual, alguém por aí que use e que possa partilhar a experiência?

2 - Pasta de dentes // Isto de encontrar a pasta de dentes ideal nem sempre é tarefa fácil e entretanto dei por mim a ler este post sobre a famosa pasta dentifríca Couto que para além de ser portuguesa é vegan! A minha antiga terminou e resolvi experimentar esta e até agora estou a adorar. Na primeira lavagem não gostei muito do sabor porque sabia um bocadinho "a medicamento" mas habituei-me de imediato e noto a minha boca mais limpa e até os dentes mais brancos (apesar de nada indicar que ela é tem este efeito). Experimentem também vocês trocar as tradicionais por esta que também é tão tradicional, é portuguesa e vegan!

3 - Discos desmaquilhantes // Os discos desmaquilhantes estão presentes na minha rotina diária visto que uso água micelar para remover a maquilhagem mas a verdade é que isto significa que por dia são 3 ou 4 discos de algodão que vão para o lixo. Tudo bem que não são caros, mas haverá necessidade? Comecei então a procurar alternativas e encontrei estes reutilizáveis e li também alguns posts sobre as toalhas desmaquilhantes da Primark, mas a verdade é que nunca as consegui encontrar à venda. Fiz mais umas pesquisas e acabei por encomendar esta na Primor e futuramente pretendo encomendar também os discos reutilizáveis. Já comecei a utilizar a toalha e até agora gostei dos resultados porque remove facilmente a maquilhagem.

Estes ão apenas 3 exemplos de trocas que podem ser benéficas para o vosso corpo e para o ambiente e que são bastante fáceis de implementar na vossa rotina. Têm mais algumas sugestões? Estes artigos já fazem parte da vossa rotina? Contem-me tudo!

7 comentários

  1. Excelentes dicas :)
    Eu dava tudo para nao ter de usar mais pensos higiênicos... e adoro a pasta de dentes couto :)
    Bjinhosss
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  2. My God, uso tudo a que te referes; os discos são tão essenciais para mim :(

    ResponderEliminar
  3. Que boas dicas! Gosto imenso da pasta de dentes Couto! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Já aboli os discos desmaquilhantes, aliás falo disso no post de amanhã, adoro a pasta medicinal Couto... o pior é os pensos. Queria aderir ao copo menstrual mas estou tão reticente!

    THE PINK ELEPHANT SHOE // Ganha um giftcard de 35€ na Sephora!

    ResponderEliminar
  5. Uau! Sao 3 pontos mesmo essenciais para produzir menos lixo e tão simples. Nunca tinha pensado muito sobre o assunto mas este post veio abrir o olhos
    Gostei muito do teu blog, vou seguir

    Http://mourissima.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Que grande lembrete que me fizeste agora! A Couto é fantástica! *acrescentando à lista de compras*. E eu uso o copo menstrual e adoro :) melhor coisinha que já comprei!

    Quanto aos discos, é uma coisa que me chateia também...mas eu uso-os para aplicar o tónico, por isso não vejo grande alternativa :s para remover a maquilhagem, tenho essa toalha da Primark e gosto muito dela, mas como por norma uso um óleo e um cleanser, acabo por nem precisar!

    Jiji

    ResponderEliminar
  7. Querida,
    Pensos e copos menstruais ainda não consegui mas cada vez leio mais pessoas a dizer super bem! Tenho mesmo que ganhar coragem.
    Pasta couto até os miúdos cá em casa usam. Adoro como sinto os dentes bem lavados. E a verdade, é que depois de muitas tentativas com as pastas bio nenhuma me seduziu ;-)
    Quanto aos discos e panos desmaquilhantes, escrevi no blog sobre isso e adoro! https://www.sdesalada.com/single-post/2018/01/28/DESMAQUILHAGEM-NATURAL-E-ECO
    Parabéns pelo caminho. Não só por nós, mas acima de tudo, sinto que é por um bem comum que tomamos estas decisões e vamos por um caminho mais amigo do planeta e dos ouros!
    Sara (blog SdeSalada.com)

    ResponderEliminar