5 coisas para fazer na semana antes de viajar


Enquanto lêem este post eu andarei a viajar por terras um pouco distantes de Portugal e por isso escrevo-vos tendo em conta a minha experiência em relação às últimas semanas. Já sabem que eu gosto de planear tudo direitinho e como sou uma fã de listas e mais listas a coisa torna-se ainda mais "grave". Talvez alguns pontos sejam mais importantes do que outros e apesar de normalmente levar um plano - em mente ou em papel - não quer dizer que o vá seguir ao segundo porque há que saber aproveitar tudo, especialmente as surpresas que muitas vezes acontecem e que trazem coisas e histórias maravilhosas.
Hoje venho-vos falar então de algumas coisas que devemos ter em atenção na semana antes da viagem para que não hajam imprevistos menos agradáveis.

1 - Ler as informações da companhia aérea // Estejam atentos às dimensões e ao peso da bagagem que podem levar, estejam atentos ao que é permitido ou não levar e a outras informações que possam ser relevantes como avisos de greve ou outro factor que possa transtornar a vossa viagem. Imprimam todos os documentos necessários caso façam o check-in online e não se esqueçam de preparar toda a documentação necessária, sendo que devem confirmar se têm tudo dentro da validade algumas semanas antes como por exemplo o vosso Cartão Europeu de Saúde (caso a viagem seja pela Europa).

2 - Entrar em contacto com o alojamento // Se já fizeram a vossa reserva com alguma antecedência agora chegou a hora de entrar em contacto com o vosso anfitrião para poderem combinar as horas do check-in, o local do check-in (que muitas vezes não é no mesmo sítio onde irão ficar hospedados, excepto se for um hotel), a forma como irão chegar até lá e o método de pagamento (se o país tiver outra moeda convém saber em qual delas é que o anfitrião prefere receber o pagamento).

3 - Libertar a memória da câmera e do telemóvel // Se gostam de tirar fotos a tudo e mais alguma coisa incluindo até às formigas estrangeiras porque são diferentes das nossas convém libertar todo o espaço possível do vosso telemóvel e do cartão de memória da vossa câmera fotográfica. Ainda assim não se esqueçam de muitas vezes pôr estes aparelhos de lado e aproveitarem a 100% o que estão a ver e a viver!

4 - Verificar as condições ambientais // Isto do tempo é uma coisa cada vez mais imprevisível mas convém consultarem as previsões na semana antes, que já serão mais aproximadas da realidade, para saber que tipo de roupa irão levar. A menos que vão desfilar num certame de moda não se esqueçam de levar o menos possível porque todo o espaço na mala é precioso. Planeiem os vossos outfits e levem peças básicas e fáceis de conjugar umas com as outras. Façam um mini-armário-cápsula de viagem! Ah, e tenham atenção ao protector solar se estiver sol ou ao guarda-chuva se o tempo estiver mais tristonho.

5 - Dormir bem e comer bem // A menos que vão para um resort ficar de papo ao ar a apanhar sol saibam que as viagens podem ser bastante cansativas. Horas e horas a andar (atenção ao calçado confortável), acordar cedo, aproveitar o dia e a noite, refeições fora... Por isso convém que pelo menos na semana antes poupem o vosso corpo e o vosso estômago. Comam coisas mais leves e desintoxicantes para na semana seguinte aproveitar ao máximo, e reponham as vossas energias com uma boa noite de sono, especialmente se o vosso avião partir cedo e se por exemplo tiverem que dormir no aeroporto (fala a voz da experiência!).

6 comentários

  1. A única coisa que me esqueço sempre de fazer é libertar as memórias! Sou uma esquecida! Mas também gosto de levar tudo um pouco organizado!
    Espero que seja uma boa viagem!

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  2. Confesso que me esqueço sempre de libertar a memória do telemóvel! :p

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Excelentes dicas. Pela primeira vez ando a planear uma viagem, por isso estas dicas dão-me muito jeito :D

    Beijinhos,
    BLOG DEZASSETE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz por ajudar e espero que corra tudo muito bem.:p

      Eliminar
  4. Não viajo assim muito, mas, quando o faço, tenho em conta todas as dicas que mencionaste e acho que são coisas mesmo cruciais para fazer da experiência incrível. Principalmente a última. Às vezes esquecemo-nos que essa preparação interior pode beneficiar-nos imenso a viagem e a exploração dos sítios para onde vamos 👌🏽

    ResponderEliminar
  5. Adorei as dicas vão dar-me jeito porque planeio fazer uma viagem
    Adorei o blogue e já te sigo
    Ganhou uma leitora fiel
    Beijos,

    Por favor passe no meu blogue e nos siga
    https://coisasdecrespasoficial.blogspot.com/2018/02/dicas-p-o-retorno-as-aulas.html

    ResponderEliminar