Afinal, de quem é a culpa?

quarta-feira, abril 19, 2017


Tenho a certeza que todos vocês conhecem alguém que se está sempre a queixar de tudo e principalmente de todos! Sabem aquelas pessoas que se queixam de todos os colegas de trabalho, de todos os clientes, de toda a família... São o género de pessoas que trazem sempre uma nuvem negra por cima e que acabam por nos sugar todas as energias.
Todos temos dias bons e dias maus e todos conhecemos pessoas com quem dá gosto falar e outras das quais só queremos distância mas a verdade é que quem muitas vezes tem verdadeiras razões para se queixar acorda com um sorriso enquanto outros não sabem valorizar o que têm e são só uns malandros mal dispostos que nem reparam que são eles próprios que traçam o seu destino.
A ingratidão sempre foi um dos defeitos que mais me incomodou. Não devemos viver presos aos outros nem viver como escravos deles só porque nos fizeram algo de bem mas devemos garantir que isso nunca se apaga da nossa memória nem do nosso coração.
Quando eu conheço alguém assim tão queixinhas a minha tendência é afastar-me ou não dar demasiada confiança a essa pessoa pois o mais certo é que mais cedo ou mais tarde ela irá trazer-me problemas - já que se queixa de toda gente eu não irei ser diferente. A questão que deixo a estas pessoas é: será que nunca pensaram na verdadeira causa do problema? será que são todos os outros estão mal ou serão vocês?
Não quero magoar nem ofender ninguém, até porque se há coisa que eu sei é que nem todos vemos a vida da mesma maneira e nem todos funcionamos da mesma forma, mas acreditem, queixar-se de tudo não vai resolver nada. Se vocês não mudarem porque é que os outros irão mudar? Estas pessoas tendem sempre a por a culpa nos outros e nunca pensam sobre o que elas próprias fazem. É claro que é muito mais fácil achar que foram os outros que erraram ou que nos rogaram uma praga mas não acredito que esse modo de vida nos leve a algum lado.
Isto não se aplica em todos os casos claro, às vezes temos mesmo razãoes para nos queixar, que isso fique bem ciente, mas talvez o melhor seja que antes de nos queixar-mos a torto e a direito pensemos antes no que podemos fazer para mudar a situação e se é realmente algo assim tão grave. E o importante é que no final do dia possamos ver sempre que existiram coisas boas, por muito poucas que tenham sido.
E vocês, como lidam com este tipo de pessoas?

Vê também

8 comentários

  1. Detesto esse tipo de pessoas! Sempre que os "vejo" afasto-me pois sei que mais tarde vão surgir problemas! :)

    A Marca da Marta

    ResponderEliminar
  2. Confesso que tenho alguma dificuldade em lidar com pessoas assim. Parece que me sugam a energia...

    ResponderEliminar
  3. "são só uns malandros mal dispostos" — tão isto!! Para mim, a ingratidão também é um dos piores defeitos do ser humano e, apesar de não ter muitas pessoas com nuvens cinzentas à minha volta, sempre que vem mau agoiro eu fujo a sete pés!

    ResponderEliminar
  4. Não poderia estar mais de acordo com este post x) Infelizmente há muita gente assim!
    Beijinhos *

    http://chique-e-geek.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  5. siim!!! concordo completamente
    não gosto nada deste tipo de pessoas porque 99% das vezes queixam de coisas mesmo ridículas e não dao valor àquilo que têm, o melhor que tenho a fazer é não lhes prestar muita atenção e tentar que eles não me contagiem com a sua energia negativa
    mesmo eu as vezes me sinto ridícula por me queixar da quantidade de trabalhos que tenho ou do calor ou do frio que esta
    acho que devíamos todos aprender a ser mais gratos
    otimo post ;)
    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Primeiro, a foto está muitooooo fixe!
    Segundo... não podia concordar mais. É verdade que a malta que se queixa a toda a hora suga-nos a energia todaaaa!

    ResponderEliminar
  7. Afasto-me. Não há paciência para tanta depressão!

    ResponderEliminar
  8. Também não gosto nada desse género de pessoas! Sou uma pessoa bastante positiva e adoro quando as outras pessoas também o são :)
    Beijinhos <3

    www.losingmamind.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Posts populares

Arquivo

Blogs de Portugal

Subscribe