Dica saudável do mês #7


A dica saudável deste mês não vem em formato de receita nem vem falar diractamente de comida. Este mês venho falar de cuidados com o nosso corpo, mais precisamente dos desodorizantes e anti-transpirantes.
Uma vida saudável engloba uma série de pontos que devemos ter em atenção e um dos quais descuramos um pouco é o nosso relacionamento com os cosméticos já que por vzees sobrecarregamos a nossa pele com cremes e maquilhagem que acabam por intoxicar o nosso corpo.


É importante deixar respirar o nosso corpo e a nossa pele mas isso não significa que tenhamos que andar por aí a espalhar um verdadeiro cheirinho a cavalo. No que toca à transpiração em particular, esta trata-se de uma resposta fisiológica às temperaturas elevadas que muitas vezes surgem na sequência de exercício físico, stress ou até mesmo febre. Quando o nosso cérebro detecta uma temperatura superior a 37º C soa um alarme que promove a libertação de suor que irá arrefecer a superfície da pele.
O suor é geralmente inodoro no entanto em algumas zonas corporais, como por exemplo as axilas, vive uma comunidade de bactérias que gostam de dar nas vistas. Elas alimenta-se das proteínas e dos lípidos presentes neste líquido libertado e ao realizarem a metabolização acabam por libertar o temível cheiro a cavalo.
Este aroma não é de todo agradável e pode ainda ser influenciado pela nossa alimentação já que esta irá ter um impacto na composição do suor.
Para resolver esta questão surgiram então os famosos desodorizantes e os ati-transpirantes. 
Os desodorizantes actuam absorvendo as bactérias de que vos falei, ou abrandam o seu crescimento. Para dar um toque final têm ainda um aroma associado.Os anti-transpirantes possuem substâncias menos boas para o nosso organismo, tais como o alumínio e os parabenos, sendo que algumas delas estão mesmo associadas ao cancro. Estes fazem com que os poros se fechem impedindo a libertação de suor o que fará com que as toxinas se acumulem dentro do nosso corpo. Não vos parece muito bem pois não?
Depois de ler um pouco sobre este assunto resolvi começar a procurar algumas alternativas e acabei por comprar o desodorizante de Mel de Manuka da Dr. Organic já que para além do aroma agradável não impede a transpiração e não contém alumínio nem parabenos.
Recentemente descobri ainda outra opção que me parece ainda mais natural, o Cristal de alúmen e que por isso poderá vir a ser a minha próxima aposta. 
E vocês, tem alguma preocupação a este nível? Que produtos costumam usar?

Alguns links importantes:
http://misskale.pt/os-perigos-dos-desodorizantes-desodorizantes-naturais/
http://www.eucerin.pt/indicacoes-da-pele/transpiracao/transpiracao-no-geral
https://www.cancer.gov/about-cancer/causes-prevention/risk/myths/antiperspirants-fact-sheet


6 comentários

  1. Também é algo que tenho andado a pesquisar! Infelizmente ainda não encontrei um bom desodorizante sem essas características menos boas. Vou sem dúvida dar uma espreitadela à tua sugestão, obrigado!
    Beijinhos, The Fancy Cats | BB CREAM Giveaway

    ResponderEliminar
  2. Quando estou por casa evito usar qualquer cosmético incluindo o desodorizante. Faz bem à minha pela poder respirar livremente pelo menos 1/2 vezes por semana. E tempo usar sempre os mais naturais possíveis, desde que resultem :)

    Beijinhos*
    A Pa-trícia

    ResponderEliminar
  3. Precisamos de deixar a nossa pele respirar e nem sempre fazemos isso
    Beijinhos

    http://that-g-i-r-l.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. É fundamental deixar a nossa pele respirar! Gostei da publicação! :)

    A Marca da Marta

    ResponderEliminar
  5. sabes que no inicio de janeiro fiz um workshop e um dos pontos abordados foi a quantidade de quimicos que nós mulheres usamos todos os dias cerca de 500 e tal por dia!!!!! Isto chamou mesmo a minha atenção e desde essa altura decidi que há medida que os meus produtos que uso vão acabando vou começar a optar por produtos biológicos. Já troquei o desmaquilhante e agora que o desodorizante está a terminar será o próximo que quero mesmo trocar. beijinhos

    Vânia
    Lolly Taste

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito deste post! Eu prefiro sempre os produtos mais naturais possíveis.

    Beijinho

    thebrunettetofu.blogspot.pt

    ResponderEliminar