Agora que falas nisso : Podemos mesmo mudar o mundo?

sexta-feira, fevereiro 24, 2017


Hoje está de regresso a nova rubrica aqui do blog e não imaginam o quanto fico feliz com este género de posts que trazem temas que nos fazem pensar e ainda por cima trazem colaborações que me deixam de coração cheio!
Este mês a Jiji aceitou embarcar neste aventura e quem a conhece sabe o talento natural que tem com as palavras e a frescura e irreverência com que fala de temas sérios, por isso, obrigado Jiji.

O tema deste mês é um tema com o qual nos confrontamos todos os dias, quer seja no nosso trabalho, na nossa vida pessoal ou mesmo quando estamos a jantar e somos bombardeados com notícias do mundo inteiro. Podemos mesmo mudar o mundo?



Ingenuidade


Muitas vezes a vontade de mudar o mundo é encarada como ingenuidade e é até olhada de lado, sobretudo por pessoas rabugentas e que passam o dia sentadas no sofá. Eu até posso concordar que a vontade de mudar o mundo esteja envolta em alguma ingenuidade muitas vezes típica das idades mais jovens, mas será que temos mesmo que ver isso como uma coisa má? No fundo, não são os adultos que complicam tudo? Talvez essa ingenuidade seja o gatilho que precisamos para acordar e começar efectivamente a mudar as coisas, sem medo do que os outros vão dizer ou pensar e sem achar que será impossível. Acreditar é o primeiro passo.

Começa por ti


Há quem diga que se queremos mudar o mundo então devemos começar por nos mudar-mos a nós próprios e eu acho que é um excelente lema. Não precisamos de ser o Presidente da América ou participar em mil manifestações por mês para mudar-mos o mundo. É certo que cada mudança, em diferentes escalas, produz resultados diferentes, mas se formos capazes de mudar um bocadinho que seja, já não é bom? Se somos pais, podemos começar por passar os valores que entendemos como certos aos nossos filhos. Eles serão o futuro e por isso há que agir e não ficar à espera que eles nasçam ensinados. Todos os dias temos esse poder e por pouco que pareça pode inspirar alguém e esse alguém por sua vez pode vir a ser a inspiração de uma outra pessoa e assim sucessivamente...
Muitas vezes queremos partir para longe para fazer alguma mudança no mundo (acreditem, eu sei o que é isso porque o voluntariado internacional está nos meus planos) e depois nem reparamos que podemos ter um papel principal mesmo na nossa cidade ou até no seio da nossa família.


Ler & argumentar


Ui, este tópico dói tanto. Hoje em dia, especialmente com as redes sociais, o que mais vemos são heróis a querer mudar o mundo com os seus comentários maravilhosos e cheios de argumentos - ou então não! As pessoas escondem-se atrás de um monitor e em vez de ler e pesquisar antes de comentar optam pela opção do "vou dizer isso só porque os outros dizem" e pronto, já acham que estão a ser os maiores moralistas e que vão mudar o mundo. Nem tudo é o que parece e devemos sempre procurar o outro lado da questão, nem que seja só para ver se nos identificamos ou não.
Por exemplo, este ano uma das figuras mais polémicas do nosso mundo tem sido o Trump. Gente, uma pessoa que age como ele age não pode ter boas intenções mas quantos de nós lemos realmente a proposta dele para a América enquanto presidente? Com isto só quero dizer que muitas vezes nos deixamos levar pelos títulos e imagens mediáticas e por isso achamos logo que sabemos tudo e que basta criticar para mudar as coisas.
Temos que ler, arranjar argumentos credíveis e só depois então estamos prontos para começar a nossa luta, para objectivos concretos (mesmo que pareçam pequeninos).

Fonte: http://ilovemysticinsanity.tumblr.com/post/48236617071 // https://www.instagram.com/p/0aSwqDHu0y/

Em jeito de conclusão, eu acredito que nós podemos mudar o mundo. Não o podemos fazer num dia nem sozinhos, mas podemos dar o primeiro passo, inspirar os outros e deixar a nossa marca.
No fundo só temos que fazer como o Pinky e o Brain e tentar todos os dias!



Vê também

8 comentários

  1. Estamos em sintonia! As questões da ingenuidade e de saber do que estamos a falar são extremamente pertinentes. Afinal, importa manter o sonho aceso, mas sempre com os pés no chão. E se começarmos à escala da nossa rua, um dia podemos mudar a cidade e talvez o mundo, sabe-se lá!

    Obrigada pelo teu convite, Daniela <3 e obrigada pelas tuas palavras! Às vezes no meio de tanta confusão esqueço-me que adoro escrever sobre assuntos destes, por isso tenho que te agradecer por teres despertado de novo o bichinho :)

    Jiji

    ResponderEliminar
  2. Adorei este post! Eu acho que podemos mudar o mundo!

    Beijinhos
    That Girl

    ResponderEliminar
  3. Excelente post, tanta verdade :) Dou por mim a pensar assim e adorei as mensagens :)
    Bjinhosss minha querida e bom domingo :)
    Antes de mudarmos o mundo devemos começar por nos ;)
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  4. gosto tantoooooooo desta rubrica e sim se quisermos podemos mesmo mudar o mundo. Costumam perguntar-me muitas vezes como arranjo tempo para ser voluntaria, treinar, trabalhar, ter um blogue, cuidar de uma casa e ter vida pessoal e a minha resposta é sempre a mesma: escolhas. Eu escolho ser mais activa no mundo, escolho gerir melhor o meu tempo para dar de mim a quem precisa e fazer tudo o resto que me dá prazer. Acho que a maioria das pessoas é demasiado comodista e nem se preocupa em saber como pode ajudar e a verdade é que há mil formas de voluntariado basta querer. beijinhos

    Vânia
    Lolly Taste

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, eu fico muito triste quando vejo certas pessoas acomodarem-se...Mas desde que não perturbem quem quer fazer a mudança...às vezes não fazer nada também é uma ajuda.xD

      Fico muito muito contente que gostes desta rubruca Vânia.:D

      beijinhos

      Eliminar
  5. Eu também acredito!! E tento mostrae aos outros mas muitas vezes não ligam ao que digo, riem-se e até me respondem "o mundo é assim e ponto". E dá-me tanta raiva quando me dizem isso porque eu sinto que isso é uma total mentira! Juntos conseguimos! E a tentar! Beijinhos (adorei o post).
    https://bolacha-mariaa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Posts populares

Arquivo

Blogs de Portugal

Subscribe