Monefy

segunda-feira, janeiro 16, 2017


Um dos objectivos de 2016 que perdurou até 2017 foi o de poupar, e como nem sempre é fácil, há que recorrer a truques e artimanhas, porque toda a gente sabe que o dinheiro facilmente se gasta mas dificilmente se ganha.
Desta forma, um dos truques que arranjei foi recorrer a uma app que me ajudasse a manter as contas em ordem. No início de 2016 já o tinha tentado fazer, no entanto acabei por perder a paciência e desisti de apontar tudo o que gastava, porque por vezes me esquecia e depois as coisas já não batiam certo. Algo tinha que mudar, e foi isso que fiz! Para além da app arranjei um caderninho e um envelope de plástico e até agora tem resulado muito bem. 
O envelope de plástico anda comigo na carteira e serve para guardar os talões de todas as compras que faço, e quando não tenho talão, aponto de imediato num papel que guardo também neste envelope. Acontece que ao início eu fazia apenas um balanço mensal, o que se tornava mais complicado e menos preciso, porque era normal esquecer-me de apontar algumas coisas e como só iam fazer a "revisão" no fim do mês já não me lembrava de tudo. Resolvi então mudar isso e passei a fazer um resumo semanal depois de ter visto a ideia da Ivânia aqui e desde aí tudo tem corrido muito melhor.
Ora bem, a app que uso chama-se Monefy, é super simples de usar e permite-vos apontar os vossos gastos e/ou depósitos, permite-vos organizar as vossas despesas por categorias e obter uma visão diária, semanal, mensa ou anual, tudo naquele gráfico fofinho que podem ver em baixo. Para além disto ainda vos permite ter vários tipos de conta, mas eu pessoalmente só uso uma.
Em resumo, o meu ritual consiste em:
- Guardar todos os talões
- Apontar as despesas no Monefy (marcando como vistos os talões que vou apontando para não haver confusão)
- Apontar semanalmente num caderno as minhas despesas

Acreditem, este processo tem sido muito importante porque muitas vezes não imaginamos os gastos que fazemos até os vermos escritos no papel/numa app e isto pode ajudar muito na gestão do nosso orçamento, com passos simples e rápidos mas que no final fazem toda a diferença.
E vocês, usam algo deste género para controlar as vossas despesas?



     

Vê também

9 comentários

  1. Já estou a instalar, quero ver como funciona a app, para ver se me dou com ela ;)

    ResponderEliminar
  2. Vou ter que experimentar!! Ahaha Tambem arranjei uma mini agenda para apontar o que gastava por dia, mas este mês já desisti ahah

    Beijinho*
    A Pa-trícia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aconselho-te a fazeres isto semanalmente como disse no post, torna as coisas mais fáceis.:)

      Eliminar
  3. obrigada pelo comentário <3
    não conhecia, mas é uma aplicação realmente útil e interessante :D

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Preciso desta aplicação! Guardo sempre os talões do mês mas depois é raro contabilizar tudo por falta de paciência. Estava a precisar de uma aplicação assim para me ajudar a organizar :)
    Kiss, Mariana Dezolt
    Messy Hair, Don’t Care

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal como disse à Patrícia é melhor se a contabilização for feita semanalmente.:) É uma questão de criar esse hábito e não custa nada.

      Eliminar
  5. Já conheço esta aplicação há uns tempos e confesso que nunca lhe prestei atenção mas este ano decidi que ia ser um ano de grande poupança portanto olha está na hora de a instalar :) obrigada pela dica.

    Vânia
    Lolly Taste

    ResponderEliminar
  6. Considero que é muito importante poupar e estabelecer uma "reserva", não só para imprevistos mas também para projetos futuros que exigem um maior investimento. O ano passado fiquei contente com a minha poupança mas acho que é sempre possível melhor e vou seguir algumas das tuas sugestões =)

    ResponderEliminar
  7. Nunca experimentei utilizar uma app, às vezes guardo os talões mas não sou tão rigorosa :) Tenho que estar mais atenta a isso!
    Fiquei a seguir o blog :)

    Beijinhos ♥
    http://infashion-wings.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Posts populares

Arquivo

Blogs de Portugal

Subscribe