Agora que falas nisso: Trabalho ou talento?

sexta-feira, janeiro 27, 2017


Este ano chega um novo espaço aqui no o blog, o Agora que falas nisso, onde todos os meses irei desafiar uma blogger a falar sobre um tema, mostrando assim dois pontos de vista que podem convergir ou pelo contrário, ser muito diferentes.
Este mês a convidada é a Sandra do Diário de uma Africana e o desafio foi escrever sobre o tema Trabalho ou talento?
O talento é definido como um "conjunto de aptidões, naturais ou adquiridas, que condicionam o êxito em determinada atividade" enquanto o trabalho pode ser definido como "o esforço necessário para realizar uma tarefa". Quanto ao talento, acho que todos temos um, por vezes podemos é não ser capazes de o encontrar. É aquilo que nos pode tornar especiais e diferentes, no entanto, sem o trabalho o talento não nos vale de nada porque é o trabalho que nos faz passar para a acção e nos faz explorar ao máximo o nosso talento.
Enquanto pesquisava sobre este tema encontrei algumas imagens bastante interessantes que revelam um pouco a minha opinião e que mostram que o talento é só parte da equação.

Entretanto li também uma notícia em que basicamente tentaram que um "nerd", sem qualquer talento para o desporto, se tornasse num dos 250 jogadores mais bem classificados na Grã-Bretanha em apenas 12 meses. O objectivo não foi totalmente concluído e algumas das razões apontadas foram a falta de tempo para praticar e o facto do ténis de mesa ser um desporto difícil, no entanto chegaram a algumas conclusões importantes como a de que as próprias crenças sobre o sucesso moldam os comportamentos que adoptamos e a facilidade com que desistimos dos desafios. Quando toda a gente (incluindo nós) acredita que temos determinado talento acabamos por não nos deixar desistir tão facilmente e isso obviamente irá condicionar os resultados.
A verdade é que os grandes talentos têm atrás de si horas e horas de trabalho, de derrotas e vitórias e de muita prática que a pouco e pouco levam ao sucesso.
Por tudo isto eu sou pela team trabalho, e vocês?

Vê também

12 comentários

  1. Adorei a rubrica! Eu também "sou a favor" do trabalho! :)

    A Marca da Marta

    ResponderEliminar
  2. também sou team trabalho (:
    http://arrblogs.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. E partilhamos a mesma opinião!! A meu ver, o trabalho é a alma de tudo, sem talento nada feito! Adorei fazer parte desta rúbrica, e adorei o tema :D

    ResponderEliminar
  4. Sem dúvida que sem trabalho e dedicação não há talento que valha! :)
    Adorei a tua ideia, Daniela!

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  5. Pessoalmente penso que se pode incluir um terceiro factor, a sorte. Existem pessoas talentosas que nem podem ter a sorte de ser "descobertas" sem grande trabalho; simultaneamente, em outros casos, podem passar uma vida inteira a trabalhar e não conseguir chegar a lado nenhum. É um tema bastante interessante por não existir uma resposta concreta. Basicamente é preciso um misto dos três :)

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, concordo com o que dizes, às vezes também é preciso um bocadinho de sorte.

      Eliminar
  6. Acredito que o talento possa ser uma vantagem mas o esforço, dedicação e trabalho superam largamente. Tu até podes ter talento e não fazeres nada com ele. E alguém, mesmo que sem talento, pode esforçar-se, dedicar-se e atingir resultados extraordinários.

    ResponderEliminar
  7. Hello.

    Your blog is nice.

    Would you like to follow each other via GFC? I followed you, I hope you will follow back.

    My blog - Aminique

    My Instagram - @fazlicamina

    ResponderEliminar
  8. adorei a rubrica ansiosa por mais posts :)
    sem duvida que também sou team trabalho
    acho que o talento é simplesmente uma motivação para fazermos aquilo de que gostamos, ou seja, se tiver talento para a dançar vou ter mais facilidade e gosto a praticar mas penso que isso é apenas um propulsor para o inicio
    o resto é muito trabalho e dedicação, como é obvio
    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Olá!
    Os dois temas são formidáveis (os que vi).
    Uma excelente ideia!
    Parabéns!
    Sucesso 💗

    Beijokitaz

    ResponderEliminar

Posts populares

Arquivo

Blogs de Portugal

Subscribe