Cozinhar só para mim - dicas essenciais de sobrevivência!

segunda-feira, outubro 24, 2016



Quando se vai viver sozinho, uma das questões mais assustadoras pode mesmo ser a cozinha, ou porque não dominamos a arte de cozinhar ou porque ter ideias para todas as refeições pode-se revelar uma tarefa hercúlea. 
O que acontece é que quando vivemos em "casa da mãe" as refeições muitas vezes aparecem por milagre. É quase como chegar ao restaurante, sendo que a escolha é sempre a da "chef" e  nosso estômago fica sempre bem aconchegadinho.
Quando saímos da asa da mãe, percebemos que a comida não aparece pronta por milagre e que para além disso temos que ser nós a decidir o que fazer, sendo que não vale comer leite com Chocapic todos os dias.
Assim sendo, reuni algumas dicas que vos podem ser bastante úteis se vão enfrentar este dilema.


1 - Receitas fáceis // Não me refiro apenas a massa com atum (até porque sobre isso nem posso opinar, visto que não gosto de atum), mas a todo um leque de receitas que não são assim tão difíceis e podem ser bastante saborosas. Pensem nos ingredientes que mais vos agradam, pesquisem e lembrem-se que a variedade é essencial. Um dia podem fazer a massa com o atum, mas noutro dia esse atum pode ser substituído por delícias do mar, pode levar milho e ovo, pode levar legumes, etc... 
Neste campo ainda um dos vossos maiores aliados também pode ser o forno, porque não há como errar, é por no tabuleiro e ajustar a temperatura...e naqueles dias em que não vos apetece mesmo fazer nada, os panados de peixe congelados vão saber a leitão assado.

2 - Compras saudáveis // Lembram-se de vos falar sobre a variedade e sobre o não comer leite com cereais todas as noites? De vez em quando sabe bem, mas pelo bem do vosso corpinho e da vossa saúde não o repitam muitas vezes, têm tempo de engordar quando forem a casa da mãe. Comprem alimentos saudáveis e dos quais vocês gostem claro, não vos adianta comprar nabo porque é saudável ou o superalimento da moda se depois não vão comer nada porque aquilo vos sabe mal. O que eu quero dizer com isto é que se evitarem comprar "lixo alimentar" vão obrigatoriamente diminuir o seu consumo, porque se não há, não vão comer. Depois quando saírem para jantar fora já não se vão sentir tão culpados porque vai certamente haver um maior equilíbrio.

3 - Menu semanal // Este é um ponto bastante importante porque ajuda a tornar a tua alimentação melhor, mais fácil e mais barata! Se fizeres um menu semanal vais saber exactamente o que precisas ou não de comprar (o que pode evitar desperdício de dinheiro) e vais ver como fica mais fácil já que podes sempre aproveitar as sobras da refeição anterior para levar para o trabalho ou então para recriar um novo prato. Isto vai evitar que andes todos os dias com o stress de pensar "o que é que vou fazer logo para o jantar?", não vais precisar de encomendar comida há última da hora e tudo vai ser mais simples, organizado e por isso vai dar muito menos trabalho, confia em mim!

4 - Tupperware // Esta é a regra de ouro: se vais a casa da mãe no fim de semana traz tudo o que puderes. Imagina que vais abastecer um bunker e traz os 3 mil tupperwares que estão lá por casa com a sopa da mãe, com o arroz, com a carne assada... Vai-te saber muito bem chegar a casa e relembrar os velhos tempos em que a comida "aparecia por milagre" ou então arranjar só uma saladinha porque a carne é só aquecer.


Vê também

9 comentários

  1. Embora não sejam poucos os pratos que sei fazer de cabeça, felizmente faço-os bem. Safo-me bem a seguir receitas e uma das coisas porque estou mais entusiasmado por ir viver sozinho é precisamente por poder comprar comida saudável. É como dizes, em casa dos pais, os chefes são eles haha.

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, são os chefes e muitos ainda tem a ideia que os filhos devem comer até rebentar, a minha mãe é exemplo disso.xD

      Eliminar
  2. Adorei as dicas, super útil mesmo! Principalmente essa do menu semanal! Muito bom
    Beijinhos

    Blog ChocoPink / Instagram / Facebook

    ResponderEliminar
  3. Parece-me muito bem. Não é por cozinharmos só para nós que devemos descurar da qualidade dos alimentos e da componente prática, não é verdade? :)

    Joan of July

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade Catarina, pelo contrário, é uma oportunidade para cuidarmos de nós a 100%.:)

      Eliminar

Posts populares

Arquivo

Blogs de Portugal

Subscribe