O primeiro emprego

quarta-feira, abril 20, 2016


Hoje venho falar-vos de um assunto que tem sido o tema principal dos meus dias já que acabei recentemente a licenciatura e fui agora atirada aos leões. Assim sendo venho agora dar algumas dicas e falar de algumas situações com que me tenho deparado e com as quais vocês também se podem identificar.
Para começar, hoje em dia, no geral, nós somos uns bebés com 20 anos. O primeiro "choque" talvez seja quando entramos para a universidade, em que temos que lidar com novas situações e muitas vezes sair do "colo da mamã". Depois vem o segundo choque, quando percebemos que afinal a universidade foi só a semente já que nós não saímos de um curso a saber trabalhar, saímos com muito mais trabalho para fazer do que o que já foi feito e há uma série de competências que não vêm explicadas em esquemas e imagens, somos nós que temos que viver, porque podemos saber muita teoria mas quando não a conseguimos passar para a prática, morre tudo.
Na sequência disto vamos ter que aprender a lidar com muitas pessoas diferentes. O mundo não está todo a nossa favor, vamos encontrar pessoas simpáticas e amorosas, mas infelizmente existem muitas pessoas que não vão estar nem aí para ti e se não te tentarem prejudicar já é uma sorte. Acredita que basta um dia no local de trabalho para perceber quem é o quê e quem gosta de quem, mas por favor, não fales mal dos outros nem cries boatos, muito menos nos primeiros tempos! Para além de ser feio, tu chegaste agora ali, não conheces realmente as pessoas e é muito provável que a pessoa a quem te estás "a queixar" te esteja só a testar ou então é ainda mais provável que seja uma pessoa que gosta de conflitos e tu é que vais acabar mal. Por isso, se queres cusquice agarra-te a uma revista cor-de-rosa em vez de tentares ser despedida por justa causa.
O mundo do trabalho está cheio de tramas e armadilhas e hoje em dia 90% dos patrões gostariam de ter apenas um empregado que fizesse o trabalho todo sozinho, bem na onda da escravatura, e que ainda lhe pagasse em vez de receber ordenado. Não falta quem se queira aproveitar de ti e quem se queira aproveitar da tua ingenuidade, e infelizmente há quem se veja obrigado a aceitar certos tipos de trabalho para sobreviver, mas por favor, não te sujeites a tudo! Existem limites e a nossa dignidade tem muito valor.

Calma, respira. Eu sei que até agora parece que isto são só coisas más, mas não. Tenho a certeza que vais crescer muito e aprender coisas diferentes para além da tua área o que é sempre bom e isso vai fazer com que te desafies. Numa das experiências que já tive conheci uma daquelas pessoas fantásticas que nos fazem sentir que estamos a aprender só de estar ao lado delas e uma das coisas que ela disse que dizia aos filhos foi "Tenta fazer, se os outros conseguem porque é que tu não vais conseguir? Podes não fazer perfeito, mas em caso de necessidade já sabes fazer" e eu fiquei encantada com aquilo, porque ela tem toda a razão, e naquele dia senti que já tinha valido a pena lá estar só por ter ouvido aquela frase.
Por fim, a dica mais importante é sê humilde. Não aches que sabes tudo, porque não sabes, e sobretudo tem respeito pelas pessoas que já trabalham à mais tempo do que tu e que têm tanto para te ensinar.

Vê também

4 comentários

  1. Uma pessoa nunca está preparada para o 1º emprego, é esse emprego que nos vai ajudar a criar bases... tive boas e más impressões mas ajudou-me a perceber que ou nos sujeitamos ou vamos para a rua. A verdade é esta, se queres trabalhar tens de comer e calar mts vezes :x

    ResponderEliminar
  2. Já passei por isso, é uma experiência que por vezes pode ser assustadora, mas é tão rica em termos de aprendizagem. É das coisas que nos faz crescer e crescer é sairmos da nossa zona de conforto.
    with love, KATE ❤

    ResponderEliminar
  3. O melhor mesmo é quando encontramos boas pessoas. Nem que seja só uma. Já tão bom. Espero que te corra bem daqui para a frente!
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  4. Como eu te percebo!!

    Beijinhos ♥
    Mónica Rodrigues dos Santos
    http://cupcakewomen.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Posts populares

Arquivo

Blogs de Portugal

Subscribe