Os bebés de Auschwitz

terça-feira, janeiro 26, 2016










Quando vi algumas frases deste livro no instagram de alguém conhecido decidi que queria saber mais sobre ele. Procurei, e depois de ler a sinopse decidi que tinha que o ter! Os meus olhos sempre brilharam nas aulas em que o tema era História e como tal, Auschwitz e o domínio nazi sempre foram temas que me interessaram. Este livro prometia contar-me a história de sobreviventes, de bebés que nasceram no meio da guerra como uma luz a brotar na escuridão.

Sinopse
"Entre as vítimas do Holocausto enviadas para Auschwitz em 1944, três mulheres levavam consigo um segredo quando passaram pelos portões do infame campo de concentração.
Priska, Rachel e Anka estavam grávidas de poucas semanas, enfrentando um destino incerto longe dos seus maridos. Sozinhas, assustadas, e após terem perdido tantos familiares às mãos dos nazis, sentiam-se determinadas em lutar pelo que lhes restava: as vidas dos seus bebés. Estas mulheres deram à luz em circunstâncias inimagináveis, com intervalos de semanas entre si. Quando nasceram, os bebés pesavam menos de 1,5 Kg cada, e os seus pais haviam sido assassinados pelas forças alemãs, enquanto as mães se haviam transformado em «esqueletos andantes».
Os Bebés de Auschwitz segue a incrível história das mães: primeiro em Auschwitz, onde sofreram o escrutínio cruel de Josef Mengele, o médico nazi conhecido como Anjo da Morte, que selecionava as mulheres grávidas à entrada do campo, destinando-as às câmaras de gás; depois num campo de trabalho alemão onde, esfomeadas, lutaram por esconder a sua gravidez; e, por fim, durante a viagem infernal de comboio, que durou 17 dias, até ao campo de concentração de Mauthausen, onde viriam a ser libertadas pelos Aliados. A biógrafa Wendy Holden descreve toda a história com minúcia, destacando a coragem destas mulheres e a bondade dos desconhecidos que as ajudaram a sobreviver. Os Bebés de Auschwitz é um livro comovente e uma celebração da nossa capacidade de amar, ajudar e sobreviver mesmo nos contextos mais tenebrosos."
Este livro está cheio de história incríveis e relatam verdadeiras atrocidades humanas. Num momento em que meio mundo anda debaixo de guerra e terrorismo, este livro faz-nos pensar sobre como não aprendemos com os erros do passado e na grandeza da maldade humana.

Spoiler - Cuidado, isto é só para quem já leu ou quem não pretende ler.

De certeza que queres ler isto?Eu avisei...

Como já referi, através deste livro ficamos a conhecer vivências terríveis e mostra-nos que de um momento para o outro, podemos perder tudo o que damos como adquirido, como por exemplo a família e a liberdade.
Estas mulheres são inspiradoras e sinceramente não sei como elas, e tantas outras, foram capazes de resistir a tanta crueldade e violência. Acho que o facto de terem um bebé que queriam proteger foi essencial, mas também a sua personalidade vincada e optimista foi essencial. Uma das coisas que mais me impressionou foi a forma como Anka encarava tudo, inclusivé maquilhando-se e querendo estar no seu melhor mesmo quando se mudou para o guetto. Tudo isto demonstra uma forma de encarar a vida. Só de pensar que às vezes não me apetece arranjar minimamente para sair e simplesmente nem ligo, enquanto esta mulher, preparou-se de forma incrível para enfrentar os piores momentos da vida, sempre com a esperança e um sorriso no rosto!
No fim fiquei super triste porque nenhuma delas voltou a encontrar o seu amado, e cada uma levou a vida dali para a frente de um modo diferente.

Já leram? Ficaram com vontade de ler? 






Vê também

8 comentários

  1. Duas amigas minha leram o livro recentemente e pelo que me falaram dele, decidi adiar a sua leitura. Acho que agora preciso de coisas para descontrair e relaxar e não para me apertar o coração...
    nem mais nem menos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, aperta mesmo o coração e a frase que não me saia da cabeça era "como é que é possível?"...

      Eliminar
  2. Ja tinha lido sobre esse livro. Esta sem duvida na minha lista...

    ResponderEliminar
  3. Ja tinha lido sobre esse livro. Esta sem duvida na minha lista...

    ResponderEliminar
  4. you have a beautiful blog, very interesting
    you write, I'm fascinated!
    You may agree to follow for follow?
    I like to be in contact with great blog :)
    kisses from Poland!
    ayuna-chan.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Adorei o teu blogue! Já estou a seguir :)
    Já estou há imenso tempo para ler este livro...Tenho de ver se o compro ;)

    3200 DEGREES ♥ || INSTAGRAM || FACEBOOK

    ResponderEliminar

Posts populares

Arquivo

Blogs de Portugal

Subscribe