6 coisas que não vais conseguir evitar num intercâmbio!

sexta-feira, setembro 18, 2015

Recentemente li um artigo que me fez relembrar algumas das peripécias que vivi em Erasmus e como tal decidi adaptá-lo, contando-vos um bocadinho da minha experiência. Espero que vos ajude caso vão fazer algum intercâmbio, e caso já tenham ido, partilhem comigo as vossas aventuras.

1. Google Maps forever!
Quando vais para uma cidade nova, especialmente num país diferente e com uma língua diferente, a tua orientação vai ser um desafio. O bom disto? Desenvolves os músculos das pernas mesmo que não queiras, porque o mais provável é andares às voltas, mesmo depois de perguntares a alguém. Pede ajuda ao Google Maps sempre que necessário, já que ele vai ser essencial para te indicar o caminho ou para mostrares a alguém que queiras perguntar. No meu caso, a minha orientação e a da minha colega era igual à de uma ratazana cega e coxa, e por isso, mesmo a olhar para o Google Maps nós tínhamos o dom de nos deslocarmos para o local exactamente oposto daquele que queríamos. E isto só piora quando perguntam as direcções a pessoas que apesar de viverem na cidade têm exactamente a mesma orientação do que vocês.

2. Shopping is my cardio.
A todos os  níveis, fazer compras será um dos maiores desafios para quem está num país diferente com uma moeda diferente. Primeiro há aquela coisa de não existirem sacos sem serem pagos, coisa  que eu sou completamente a favor, no entanto quando não temos carro, o supermercado fica longe e nós nos esquecemos de saco a coisa piora. Primeiro é ver-nos à descoberta de produtos e a tentar decifrar o que são. Depois é procurar o dinheiro e muitas vezes confiar que ninguém nos está a tentar enganar. Por fim aí vamos nós, metro e meio de pessoa com 50 kg de compras, com um saco às costas, papel higiénico na mão e champô na boca. Todos os músculos do nosso corpo concentram-se nesta árdua tarefa, e no meu caso, por fim, ainda tinha que subir 100 degraus...incrivelmente não tive nenhum enfarte.

imagens: we heart it

3. Bate a solidão.
Mesmo que tenhamos um colega de viagem, e mesmo que sejamos arraçados de bicho-do-mato como eu, há alturas em que a solidão bate. Mesmo que estejamos rodeados de gente, sentimos falta dos nossos, daqueles abraços, daqueles beijinhos e da voz estridente da nossa mãe. Neste aspecto o skype ajuda imenso, porque ver as pessoas é diferente de apenas ouvi-las, mas ainda assim nada como estar realmente com as pessoas.

4. Como é que é?
É normal ficarem "espantados" com muita coisa nova, sejam novos costumes, novas comidas... No que toca à minha experiência notei bastante diferença logo na personalidade das pessoas e na forma como se relacionam com as outras, como por exemplo, quase toda a gente se cumprimentava com um aperto de mão, até as mulheres...tudo muito rígido e frio. No metro muitas vezes toda a gente ia calada e sizuda, enquanto nós fazíamos a festa. As gorjetas estão incluídas na conta... Bem, isto são só pequenos exemplos. Estejam abertos à mudança e a novas experiências.

imagens: we heart it

5. Txiii, mas lá em Portugal...
Onde quer que vão comprar comida/almoçar/jantar fora, vão estar a fazer contas de cabeça e a perceber as diferenças com o vosso país de origem. No que toca a minha experiência a comida lá era quase toda mais barata, motivo pelo qual eu vim com mais 2 kg em cima. E o Burguer King? É tão melhor lá... Pronto, antes assim, agora há 3 meses que não como hambúrgueres.

6. Ora, 3x9 =27... É uma questão de fazer as contas.
É impossível não olharem para os preços e tentarem fazer o câmbio de tudo para o euro, e por muito que o tempo passe, será sempre diferente e este hábito irá permanecer.


imagens: we heart it
Fonte: http://www.e-konomista.com.br/d/primeiros-dias-de-intercambio/?utm_source=facebook&utm_medium=freeviagens

Vê também

2 comentários

  1. Tudo verdaaaaaaaades! :P

    - Ela e Ele, do blogue de casal Ela e Ele, Ele e Ela.
    O Blogue | Facebook Oficial | Insta Casal

    ResponderEliminar
  2. Tão verdade, principalmente na questão de confiar nos outros em relação ao não nos estarem a enganar com o dinheiro.
    Beijinhos :*

    BlogueLojaInstagram

    ResponderEliminar

Posts populares

Arquivo

Blogs de Portugal

Subscribe