Compras de Natal - Dicas para não stressar!

terça-feira, novembro 18, 2014

Pois é, o Natal está ainda à distância de mais de um mês, mas o comércio já está inundado de motivos natalícios e muitas pessoas já iniciam os seus preparativos.
As compras e os presentes continuam a ser um dos pontos mais importantes no Natal, e não está mal quando são pequenas lembranças, presentes sinceros, ou aquela coisa que estávamos mesmo a precisar, mas quando se sobrepõem à família e a todos os outros valores que o Natal nos traz, então algo vai mal.
Bem, mas o que importa é que somos portugueses e por isso deixamos as compras todas para a hora de almoço do dia 24 de Dezembro e isso pode trazer várias complicações como horas fechados em centros comerciais, gente furiosa e impaciente nos parques de estacionamento e muito stress. Já que vamos comprar, ao menos que seja com paciência e carinho para descobrir o presente perfeito e torná-lo mais do que algo material. Por isso deixo-vos aqui algumas dicas.:)

1. Comprar separadamente...
...isto é, não é obrigatório comprar os presentes de Natal só em Dezembro. Imaginem que fazem uma viagem nos meses anteriores e encontram o presente perfeito, é perfeitamente aceitável que o tragam e guardem até ao Natal. O importante mais uma vez é comprar algo que a pessoa vai gostar e não comprar algo só porque está nas promoções de Natal. Para além disto, o facto de irem comprando aos poucos permite-vos não entrar em banca-rota no mês de Dezembro, mas cuidado, vão apontando aproximadamente o que gastam, porque o facto de gastar separadamente pode criar a ilusão de que não estão a gastar tanto dinheiro.


2. Estabelecer valores
Mais uma vez repito que o que importa é o significado do presente e não o valor monetário, por isso estabeleçam o valor máximo que querem gastar em cada presente consoante aquilo que podem e querem gastar. Isto também vai ajudar-vos na procura de presentes, uma vez que podem procurar sugestões com um valor limite máximo.

ADORABLE Pedi in a Jar Gift Idea - perfect for Christmas!

3. DIY
E se tiverem algum talento, porque não fazerem vocês mesmos alguns presentes? Um caderno, uma bolsa, um cabaz recheado de bolinhos, bolachas e chocolates caseiros...tudo o que a vossa imaginação permita. Assim podem até reciclar (e ajudar o planeta), poupar e deixar a pessoa com um grande sorriso, porque será um presente carregado de emoção.




4. Presentes solidários
.Nestas alturas, mais do que no resto do ano, somos sensibilizados para ajudar os que mais precisam e os que nesta altura se vêem envolvidos em solidão em vez de carinho, amor e família. Por isso existem imensos presentes com carácter solidário, em que parte do seu valor reverte para os que mais precisam. Sempre que poderem optem por estes presentes e ensinem o valor da partilha desde cedo às crianças. Uma sugestão é pedirem à criança para doar um dos seus brinquedos, daqueles que mais gosta, porque obviamente doar aquilo que não se gosta ou não se usa, apesar de ser na mesma louvável, não é tão difícil, e todos sabemos que hoje em dia as crianças têm brinquedos a mais (e não só as crianças, nós também!). Desde que tudo seja feito com bom senso, aprende-se sempre uma lição, e esse pode ser um grande presente para a vida.

Espero que estas dicas vos sejam úteis.:)



Vê também

5 comentários

  1. Cada vez mais, acho importante as pessoas darem valor ao verdadeiro sentimento do natal..
    E não perderem a cabeça/carteira.. até porque semanas depois são os saldos!!
    xoxox
    http://alebanac.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Sou super fã dos presentes solidários. Por exemplo, no ano passado comprei um porta-chaves lindo da UNICEF para mim e para oferecer. E o DIY traduz-se sempre em presentes com muito significado, especialmente para pessoas especiais.
    Excelentes dicas :)

    Beijinhos
    www.livinginbshoes.com

    ResponderEliminar
  3. As dicas sao essenciais para este periodo que se aproxima

    ResponderEliminar

Posts populares

Arquivo

Blogs de Portugal

Subscribe