Alimentação naqueles dias...

terça-feira, outubro 28, 2014

Não sei o que está na origem disto, não sei se ainda é o trágico castigo causado pela mordidela de Eva na maçã, não sei se é porque somos mais resistentes do que os homens, não sei se é porque depois também temos o prazer de carregar nove meses uma nova vida, não sei... O que sei é que dói, deixa-nos gordas, inchadas e insuportáveis. É um período de grande sensibilidade e em que o sexo masculino chega a temer pela própria vida, porque nesta altura meus amigos, é sabido que têm que manter uma distância de segurança mínima de 1000 km, mas sem nunca descurar o carinho e a atenção. Não se esqueçam ainda que temos sempre razão e por favor, nunca tentem argumentar contra nós porque as consequências não são conhecidas, mas o fim é sempre fatídico, e mesmo que tenham razão, vocês é que vão acabar mal.
Ok, depois destes avisos para a classe masculina vamos agora concentra-nos no que é bom para as mulheres e naquilo que pode atenuar os fenómenos extremos que acontecem nesta altura do mês. A alimentação tem uma importância enorme todos os dias, e pode ajudar muito em especial nesta altura, por isso aqui ficam umas dicas.



1. Beber bastante água
Beber água, ou melhor, bastante água, é aquela dica básica para qualquer coisa. Mantém-nos hidratadas, e ajuda a eliminar as toxinas e a retenção de líquidos. Já existem até apps que nos lembram de beber água, por isso se forem mais esquecidas pesquisem um bocadinho e vejam se ajuda.


2. Alimentos com magnésio
Este mineral pode ser um grande aliado na luta contra os efeitos secundários da menstruação como as dores de cabeça, inchaço, irritabilidade e ansiedade. Para isto devemos aumentar o seu consumo antes e durante a menstruação, sendo que o podemos encontrar em alimentos como a aveia, a beterraba, o abacate, figos, nozes, frutos do mar, amêndoas, castanhas, entre outros.

3. Muita fibra
É importante que o nosso corpo seja capaz de eliminar as toxinas e que os nossos intestinos tenham um bom funcionamento, por isso devemos também aumentar o consumo de fibra, através por exemplo de cereais, frutas como a ameixa, o pêssego e frutos tropicais, vegetais como a couve, também o grão e o feijão podem ser úteis. Podemos ainda recorrer a algumas sementes como as sementes de sésamo ou as de linhaça por exemplo.



4. Uma banana por dia...
...nem sabe o bem que lhe fazia! Pois uma banana por dia pode ajudar na redução dos sintomas até 30%.

5. Chocolate negro
Quando estamos mesmo com aquele desejo de chocolate ou de algo doce, o melhor é atacar no chocolate negro rico em cacau, mas não é para abusar meninas, nada mais do que 1 ou 2 quadradinhos.

6. Evitar o sal
Já se sabe que o sal contribui para a retenção de líquidos e para o inchaço, e por isso, nesta altura a sua ingestão deve ser ainda mais reduzida.

7. Evitar a cafeína
A cafeína tem tendência a agravar os sintomas da menstruação e por isso deve ser evitada. Não se esqueçam que ela não está apenas no café, também está no chá, nas coca-colas, no chocolate...

Espero que estas dicas vos sejam úteis, e que ajudem a melhorar os vossos dias. :)

Fontes:
http://minhavidacomigo.com/2014/06/16/alimentacao-e-tpm/
http://clinicadotempo.com/alimentacao-adequada-ao-periodo-menstrual
imagens - http://weheartit.com/


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3 comentários

  1. adorei este post! é bastante útil para mim, que sofro imenso nessa altura do mes eheh beijinho :D

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  2. Excelentes dicas!! Eu fico completamente alterada nessa altura e basicamente apetece-me devorar tudo.
    Beijinhos xx
    http://livinginbshoes.com/

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  3. é um facto que quando estou nessa altura do mês, eu não sou eu: sou o pior de mim! ahahahah
    por acaso não sabia que a alimentação tinha assim tanta importância, mas do que escreveste acho que só desprezo o magnésio e as bananas. tenho de mudar isso, pela minha saúde e a de todos à minha volta durante esses dias :p

    beijinhos *
    blog eighteen and a life

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