Hipertensão arterial e outras reflexões sobre vida saudável

quarta-feira, abril 17, 2013



     Hoje tive a oportunidade de participar num seminário na minha escola onde foram dadas várias palestras, no âmbito do projecto "Educação pelos pares" e o tema central foi o tema escolhido este ano pela OMS (Organização Mundial de Saúde) - a Hipertensão Arterial!
     Uma primeira palestra foi dada pelo professor Polybio Serra e Silva, com um currículo invejável (podem ver aqui) que deu uma palestra bastante interessante em que o professor juntou o seu gosto pela poesia e o tema abordado, apresentando vários poemas sobre o mesmo.
     Outra das palestras contou com outro ilustre cardiologista, o Dr. Maldonado, e os números que nos foram apresentados sobre a hipertensão arterial, inclusive nas crianças são assustadores. Caso ainda não conheçam, os principais factores de risco estão relacionados com o tabagismo, alimentação rica em sal e gorduras, sedentarismo e o stress. Isto resulta muito dos nossos hábitos culturais e da nossa preocupação com estes factores. Também foram apresentados muitos avanços positivos, mas muito ainda está por fazer neste país em que quase metade da população é hipertensa.
     Falando da influência dos nossos hábitos culturais e da sociedade actual, foi tocado um assunto que me pareceu bastante pertinente, que é o da indústria alimentar que é responsável por muito do que consumimos. A composição dos alimentos e os alimentos que nos são "oferecidos" nem sempre são os mais saudáveis, por exemplo, as máquinas existentes em muitos locais que contêm snacks e chocolates poderiam ser substituídas por máquinas que tivessem opções como fruta e outros alimentos saudáveis. Acho que esta seria uma medida importante, especialmente nas escolas e faculdades, uma vez que os bons hábitos devem ser começados o mais cedo possível  e nas camadas mais jovens são mais facilmente modificáveis.



     E pronto, é isto, desculpem lá esta seca, mas acho que devem estar mais atentas a esta temática e estar sensibilizadas para um estilo de vida mais saudável, e enquanto futura Cardiopneumologista, não podia deixar de dar este sermão! :P 
A propósito disto, meninas de Coimbra, vão ao Dolce Vita até sábado, façam umas comprinhas e depois vão visitar as barraquinhas dedicadas à Semana  de Ciências Aplicadas à Saúde e vão medir a tensão arterial e participem nos rastreios disponíveis!

Vê também

0 comentários

Posts populares

Arquivo

Blogs de Portugal

Subscribe