Regresso as aulas: Caderno ou Dossier? – A minha experiência

quinta-feira, setembro 13, 2012

Ontem mostrei aqui alguns prós e contras sobre o uso de caderno ou de dossier e prometi vir falar sobre a minha experiência.
No secundário sempre usei cadernos nas aulas, porém, em casa sempre usei dossier para arquivar todos os meus resumos e outro material de estudo, assim beneficiei do melhor dos dois mundos.^^
Agora na faculdade mudei de “tática” por assim dizer. Ao inicio, começei por levar apenas um caderno A5 onde ia apontando o essencial de cada aula, visto que nas primeiras semanas os apontamentos não eram muitos. Depois, as coisas mudaram e optei por um método que, como todos, traz algumas vantagens e desvantagens. Passei a usar uma capa (como a que vêem em baixo, mas em cor de laranja e personalizada) onde levava diversas folhas em branco e os apontamentos que fazia nas aulas eram rascunhos que em casa passava a limpo, tendo em casa dossier e também alguns cadernos para certas cadeiras.

A maior vantagem que retirei disto foi realmente o facto de me ajudar a estudar porque passava as aulas a limpo, fazendo assim uma revisão, porém, em certas alturas de maior trabalho (e alguma desorganização) acabava por não ter tempo de por tudo em dia. Em relação a isto, este ano prometo ser ainda mais organizada (dizemos o mesmo todos os anos não é?) e vou apontando no meu mini caderninho o que tenho para fazer.
A maior desvantagem foi o facto de não poder trazer toda a matéria comigo, ou então quando levava tinha que levar mais uma capa ou as folhas separadamente arquivadas naquela, o que se pode tornar pouco prático e confuso. Porém, tal como a anterior vantagem, esta desvantagem também tem outro lado, que foi o facto de nunca andar muito carregada, e apesar de não ter comigo a matéria passada a limpo tinha sempre alguns rascunhos para consultar.
Este ano vou fazer o meu próprio caderno de apontamentos/rascunho (que mostrarei num post mais a frente) e vou continuar com o dossier em casa. Quanto aos cadernos, provavelmente só ficarei mesmo com os mini mini cadernos para lembretes e organização.

Vê também

5 comentários

  1. olá, onde posso comprar essas capas com mola?
    Obrigada:)

    P.S: Adoro o teu Blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada.:)
      Eu comprei a minha no Jumbo e também já vi no Continente, mas de certeza consegues encontrar noutros hipermercados ou papelarias caso não possas ir a um destes.
      beijinhos

      Eliminar
  2. Olá, desculpa incomodar, mas vou para o secundário e estou indecisa entre cadernos e dossier. Se escolher cadernos hei-de comprar um para cada disciplina ou hei-de comprar cadernos multi-disciplinas, como utilizavas? Obrigada, e adoro o teu blog!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,:)
      Antes de mais obrigada pela tua visita e não incomodas nadinha. Olha eu usei um pouco de tudo para ser sincera. É assim se tiveres muitas disciplinas que te façam andar com a mochila/mala muito pesada, compra só um para várias (com a desvantagem que acaba mais rápido e vais ficar com as matérias separadas se em casa não passares a limpo para um dossier), mas se tiveres poucas disciplinas por dia então aposta num caderno para cada uma.:)

      Beijinhos, e se tiveres alguma dúvida pergunta!

      Eliminar
    2. Olá,:)
      Antes de mais obrigada pela tua visita e não incomodas nadinha. Olha eu usei um pouco de tudo para ser sincera. É assim se tiveres muitas disciplinas que te façam andar com a mochila/mala muito pesada, compra só um para várias (com a desvantagem que acaba mais rápido e vais ficar com as matérias separadas se em casa não passares a limpo para um dossier), mas se tiveres poucas disciplinas por dia então aposta num caderno para cada uma.:)

      Beijinhos, e se tiveres alguma dúvida pergunta!

      Eliminar

Posts populares

Arquivo

Blogs de Portugal

Subscribe